- Quatro gerações de gestão familiar e uma celebração marcada por eventos, reconhecimento à equipa e um forte vínculo com a comunidade local de Trancoso
O armazém de materiais de construção Santiago & Cª, Lda, sócio do Grupo BigMat, celebrou no passado dia 19 de julho o seu centenário: 100 anos de compromisso com o desenvolvimento económico, social e humano da cidade de Trancoso, na região da Guarda.
Fundado a 31 de julho de 1925 por António Santiago e seu filho Francisco Santiago, o armazém nasceu com o objetivo de exercer o comércio de ferragens, drogas e mercearias. Cem anos depois, continua a ser uma referência regional, agora na sua 4.ª geração de gestão familiar, mantendo-se fiel aos valores de proximidade, confiança e inovação. Atualmente, conta com dois pontos de venda em Trancoso, reforçando a sua presença e capacidade de resposta no mercado local.
As celebrações do centenário da Santiago & Cª, Lda. ficaram marcadas por uma participação e envolvimento muito especial da comunidade. Um lanche partilhado reuniu clientes, colaboradores, fornecedores e instituições num ambiente repleto de reencontros e memória partilhada. Estiveram presentes a Conselheira do Grupo BigMat, Joana Caldeira, bem como alguns dos sócios mais próximos, BigMat Helbeta e BigMat Centrotorneiras, acompanhados pelas respetivas famílias. Não faltaram as recordações nem os abraços entre gerações que cresceram ao lado do armazém.
O lema da Santiago & Cª, Lda, “Mais vale um bom nome do que muitas fortunas”, continua a guiar cada passo desta casa centenária.
Inovação com raízes
A Santiago & Cª, Lda soube adaptar-se aos tempos, implementando inovações nos processos de faturação, logística e atendimento ao cliente, apostando na qualidade como fator diferenciador. A combinação entre tradição e modernidade tornou este armazém de materiais de construção único no seio do Grupo BigMat.
Ao longo do tempo, vários momentos marcaram esta evolução: em 1980, a mudança da sede para a Estrada Nacional 226 permitiu modernizar a estrutura e diferenciar áreas de retalho e grosso; em 1986 arrancou a atividade do novo armazém de materiais de construção, consolidando a sua vocação atual; e em 1998, com a entrada da 4.ª geração na gestão, iniciou-se uma nova fase de crescimento com aposta na exposição especializada e modernização organizacional.
Portugal, uma aposta consolidada
A presença da BigMat em Portugal tem-se vindo a consolidar com força nos últimos anos. Desde o início da sua expansão estruturada em 2013, o Grupo conta atualmente com 20 sócios e 29 pontos de venda no país. Em 2024, a faturação conjunta registou um crescimento superior a 12 % face ao exercício anterior, ultrapassando os 70 milhões de euros e consolidando assim uma evolução positiva no mercado português.