Se é instalador já deve estar bastante habituado com termos como o qual dedicamos hoje: As ripas.
As ripas são elementos utilizados na construção de coberturas inclinadas para fornecer suporte e espaço para a instalação de telhas ou outros materiais da cobertura. São elementos que se fixam à estrutura da cobertura e criam uma superfície sobre a qual são colocadas as telhas. Além disso, são instaladas com fixações mecânicas como todos os Sistemas BMI executados a seco, promovendo a microventilação sob a telha e permitindo que a água flua corretamente pelo telhado. Evitando assim qualquer possível acumulação de água que possa causar filtrações no interior do edifício e gerar humidade ou aparecimento de mofo.
Podem ser de metálicas ou de madeira, sempre com tratamentos que garantem a sua durabilidade. Devem ser perfeitamente lineares e de dimensões constantes em altura e largura, para permitir um apoio uniforme. O resultado final da execução da cobertura dependerá da sua correta execução e dimensionamento.
Como calcular a distância entre ripas?
Se tiver um sistema como o TECTUM® – PRO não é necessário realizar este cálculo, já que o nosso isolamento Clima Pro, está pré-desenhado para inserir as ripas nas quais serão fixadas as telhas posteriormente.
Em caso contrário, terás que seguir as seguintes recomendações:
As ripas devem ser colocadas com o seguinte procedimento para obter os passos frontais e laterais das telhas cerâmicas com ajuste e assim poder redesenhar a Tacaniça do telhado de forma mais simples. Isto está escrito na norma UNE 136020:2004, que explica o procedimento de forma semelhante, mas no cálculo do passo frontal estabelece um critério que pode levar ao erro ao ter 12 peças em uma única linha, em vez de 22 (11 +11).
Para calcular o passo de montagem longitudinal, é necessário utilizar 22 telhas em 2 filas de 11 telhas cada uma, preferencialmente de distintas paletes.
- Coloca-se as 22 telhas na sua posição natural. Juntam-se as telhas o máximo possível que permita o sistema.
2. Mede-se a distância entre os tacões como indica a imagem inferior (desde o tacão da 1ª telha até ao tacão da telha 11ª).
3. Coloca-se as 22 telhas na sua posição natural encaixando-as entre si, no entanto separadas o máximo possível que permita o sistema.
4. Mede-se a distância entre os tacões como se indica na imagem inferior (desde o tacão da 1ª telha até ao tacão da telha 11ª).
5. Uma vez que temos as medidas teremos:
Se têm alguma dúvida como calcular corretamente a distância entre ripas, não duvide em colocar-se em contacto. O departamento BMI Expert conta com os melhores especialistas para aconselhá-lo e dar suporte a qualquer tipo de dúvida, proporcionando-lhe a melhor solução construtiva para o seu projeto, e fazer um seguimento exaustivo da execução da obra.